quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

A ORDEM DA CASA - Capítulos 2-6


A ORDEM DA CASA
Capítulos 2-6

Para que Timóteo apresentasse a ordem da casa aos santos, ele próprio precisava ter um bom entendimento disso. Paulo escreveu essa epístola com essa finalidade. Ele disse, “Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus” (cap. 3:14-15). Dessa forma, nos capítulos 2-6, Paulo apresenta a Timóteo a ordem da casa e a conduta adequada para cada esfera nela. Três esferas de privilégio e responsabilidade na casa de Deus – sacerdócio, ofício e dom – são abordadas uma de cada vez, e a devida ordem para cada uma é cuidadosamente descrita. Timóteo deveria então usar esse padrão como seu guia ao orientar os santos em uma linha de conduta que fosse adequada para a casa.
De modo semelhante, foi dado a Ezequiel o padrão da casa de Deus para o futuro reino milenar de Cristo. Ele deveria “mostrar” o “padrão” da casa à “casa de Israel”, a fim de que eles se envergonhassem “das suas iniquidades” (Ez 43:10). Ao descobrir qual era a ordem de Deus para Sua casa, o povo de Israel devia saber quão longe eles tinham ficado do ideal de Deus, e isso iria produzir arrependimento neles. O Senhor não apenas queria que Ezequiel “mostrasse” ao povo o padrão da casa; ele também queria que o povo a “medisse” por si mesmo. Medição indica ter algo mais do que um entendimento intelectual da verdade da casa de Deus. Seria algo mais profundo, envolvendo um conhecimento pessoal dessa verdade. Esse é um exercício que todos nós precisamos ter em relação à casa de Deus atualmente.
Como aconteceu na época de Ezequiel, se nós soubermos a ordem adequada da casa espiritual de Deus como apresentada na Escritura, ficaremos bastante espantados em como as coisas na Cristandade se desviaram para longe da ordem de Deus. Isso deve levar cada pessoa exercitada a se afastar de todas as associações Cristãs não escriturais que não carreguem as marcas da devida ordem da casa de Deus (2 Tm 2:19-22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário