quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

O Caráter Pessoal de Timóteo


O Caráter Pessoal de Timóteo

Visto que Timóteo era um jovem (1 Tm 4:12), alguns imaginam que essa epístola foi escrita para pessoas jovens que estavam lutando com as questões da juventude – as tentações do mundo, a carne e o diabo. No entanto, ler essa epístola como se ela fosse um aconselhamento para jovens mundanos é tirá-la de seu contexto. Ela claramente não foi escrita tendo isso em mente – ainda que determinadas aplicações possam ser feitas (Sl 119:96). Timóteo não era um Cristão jovem negligente e indiferente lutando com as questões da juventude; ele era um “homem de Deus” que trabalhava no serviço de seu Mestre (1 Tm 6:11; 2 Tm 3:17). Paulo podia dizer a respeito dele “Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente [genuinamente – JND] cuide do vosso estado; porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus [Jesus Cristo – JND]. Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2:20-22). Por isso, o contexto e a interpretação primária da epístola é a do apóstolo dando um tarefa a um obreiro jovem e piedoso que tinha os interesses de Cristo em seu coração. Por ser uma epístola pastoral, ela está cheia de aconselhamento e encorajamento do apóstolo a Timóteo para a obra que o Senhor havia dado para ele fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário