sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Viúvas (Velhas e Jovens)


Viúvas (Velhas e Jovens)

Cap. 5:3-16 – Sabendo que Satanás usou a assistência às viúvas para causar o primeiro problema na Igreja (At 6), Paulo dedica atenção especial para tratar de coisas que dizem respeito a elas. Suas observações mostram que há vários tipos de viúvas e que elas devem ser tratadas de uma maneira diferente.
Vs. 3, 5, 8 e 16 – Há, antes de tudo, aquela que é “verdadeiramente viúva”. Essa é uma irmã (sem especificar a idade) que vive uma vida verdadeiramente de viúva – ela é realmente necessitada e desamparada. Ela “é deixada sozinha” (JND), sem recursos e, sentindo a dor de sua viuvez, ela colocou sua confiança no Deus vivo, e clama a Ele por ajuda com “súplicas e orações, noite e dia” (v. 5). Essas devem ser honradas e ajudadas financeiramente. Elas devem ser “inscritas” na lista de indivíduos que a assembleia ajuda periodicamente (v. 9), porque elas estão habilitadas a essa assistência.
Cap. 5:4 – Em seguida há uma outra classe de viúvas que têm “filhos ou netos” na Igreja. Esses descendentes devem “exercer piedade” e “recompensar seus pais”, as mães que ficaram viúvas, atendendo às suas necessidades financeiras. Nesse caso a assembleia não deve se encarregar pelo sustento dessas viúvas. Paulo diz que é “bom e agradável diante de Deus” que suas famílias cuidem delas. Se os descendentes imediatos na família ignorarem essa responsabilidade, eles estarão, na prática, negando “a fé” e alguém que age assim deve ser considerado “pior do que o infiel” (v. 8).
Cap. 5:6-7 – Em seguida há viúvas que “vivem em deleites”. Essas são capazes, evidentemente, de prover para si mesmas com seus recursos particulares, mas preferem viver segundo a carne. Paulo diz que uma viúva assim “apesar de viver, está morta” (TB). Isso não significa que ela não seja salva, mas que ela vive sem comunhão com Deus. O aspecto de morte aqui é morte moral – uma separação prática de Deus. Em Romanos 8:13, Paulo fala desse tipo de morte: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis”. Todas aquelas que vivem dessa maneira não devem receber apoio financeiro da assembleia, pelo contrário, deve ser exigido delas que vivam de uma maneira “irrepreensível” diante de Deus e dos homens.
A verdade do verso 8, evidentemente, se aplica a outros além das viúvas, pois até mesmo um incrédulo (“um infiel”) sabe que é sua responsabilidade cuidar “dos da sua família”. Por outro lado, a instrução do apóstolo nesse verso pode ser mal aplicada e usada como desculpa para não nos dedicarmos à obra do Senhor como deveríamos. Podemos afirmar que estamos cuidando das nossas famílias ao guardar recursos para a próxima geração – e não há nada de errado em fazer isso – mas isso não deveria ser usado como um pretexto para encobrir motivos egoístas. Muitas vezes a totalidade desses recursos não consagrados acaba sendo desperdiçada pelos filhos, ao invés de serem usados para o Senhor.
Cap. 5:9-10 – Há também viúvas mais velhas que têm servido fielmente ao Senhor durante muitos anos. Essas devem ser “inscritas” na lista de indivíduos que a assembleia deve ajudar periodicamente, porque elas são dignas dessa assistência.
Cerca de oito características são mencionadas: 
  • Acima de “sessenta anos” – Essas mulheres honrosas devem estar livres de encargos financeiros em seus últimos anos de vida.
  • “Mulher de um só marido” – Paulo não está dizendo que viúvas não devem se casar de novo pois no verso 14 ele incentiva isso, se elas forem mulheres jovens. (Veja também 1 Co 7:39).
  • “Tendo testemunho de boas obras” – Ela tem um bom testemunho público.
  • Tenha criado “filhos” – Isso não está necessariamente se referindo a sua própria família, mas a filhos espirituais na família da fé, pois se ela tivesse seus próprios filhos, eles deveriam socorrê-la (vs. 4, 16). Se tivesse falando de seus próprios filhos, então talvez eles não fossem salvos ou não estavam vivos. Se eles não estivessem cuidando dela, eles estariam sendo piores do que os infiéis.
  • Tenha exercitado “hospitalidade” – Sua casa está aberta aos santos que viajam pela região onde ela mora.
  • Tenha lavado “os pés aos santos” – Isso é linguagem figurada que significa executar com humildade serviços braçais para os santos.
  • Tenha socorrido os “aflitos” – Ela esteve empenhada em um ministério de cuidado prático dos santos atribulados.
  • Tenha se dedicado às “boas obras” – Ela é caracterizada pela dedicação no serviço; não é preguiçosa. 

Cap. 5:11-15 – Por fim, há “viúvas jovens”; essas, a assembleia deve “rejeitar” (ARA) dar-lhe assistência financeira. Colocá-las na lista de auxílio periódico pode ser prejudicial para elas e para a comunhão dos santos. Não tendo que se lançar em dependência sobre Deus em suas necessidades diárias, elas podem se tornar insatisfeitas com sua porção na vida como viúvas e “se tornarem levianas contra Cristo”. Caindo em uma condição de alma ruim, elas poderão “aniquilar a primeira fé” (abandonar sua confiança no Senhor) e imprudentemente entrar em outro casamento que pode não ser “no Senhor” (1 Co 7:39).
“Querer se casar” não é errado, Paulo recomenda que as viúvas jovens deveriam se casar novamente no verso 14. Mas fazer isso por vontade própria as tornam “culpadas” (v. 15 – TB) de agir de maneira independente. Quando uma pessoa não se submete à carga que Deus lhe deu para carregar na vida (nesse caso, a perda de um marido), em seu espírito insatisfeito e condição de alma ruim, ela pode ser usada pelo inimigo para arruinar a comunhão dos santos. Elas podem se tornar “ociosas, andando de casa em casa” como “faladeiras e intrigantes [intrometidas – JND] (AIBB).
Para se proteger contra essa tendência, Paulo deseja que as viúvas “se casem, gerem filhos” e “governem a casa”. Essa é uma ocupação saudável, e isso ajuda a preservar as viúvas jovens desses perigos – além de eliminar a “ocasião” ao “adversário de maldizer” o testemunho do Senhor. Que as irmãs casadas observem: Paulo diz a respeito delas “Governem a casa”, ele não diz: “Governem seu marido” (v. 14). Isso mostra que a esfera de responsabilidade delas diz respeito às questões internas do lar. Paulo informa que, infelizmente, algumas viúvas jovens estavam “indo após Satanás” no sentido de trabalhar contra o testemunho público da Igreja.
Paulo não diz que as viúvas mais velhas devem se casar de novo, mas isso não significa que elas não possam; 1 Coríntios 7:39 não define nenhum limite de idade quanto a um novo casamento. Ele está tratando de uma certa tendência entre irmãs mais jovens que aquelas que são mais velhas e mais maduras na fé não deveriam ser suscetíveis. Uma mulher Cristã madura não deveria precisar da preocupação com o cuidado de filhos e responsabilidades familiares para canalizar suas energias, e assim se distrair das ocupações carnais de tagarelar e se intrometer entre os santos. Com essa idade, a experiência dela com o Senhor no caminho Cristão deveria ter lhe ensinado a andar no Espírito, e assim julgar as tendências carnais que tendem a afetar crentes mais jovens.
Cap. 5:16 – Paulo resume suas observações anteriores afirmando que apenas aquelas que são “verdadeiramente viúvas” devem ser sustentadas pela assembleia; todas as outras devem ser recusadas. Ele diz, “Não se sobrecarregue a Igreja [Assembleia – JND] por viúvas cujos parentes podem cuidar delas. “Esta” (a assembleia) (ARA) só deve “socorrer as que verdadeiramente são viúvas” (ARA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário