quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

As Mulheres


As Mulheres

Vs. 9-15 – Paulo então passa a delinear a conduta e o traje recomendáveis para as mulheres na casa de Deus. A palavra “mulheres” em toda a passagem é genérica; não se refere apenas a mulheres casadas, mas a todas as mulheres em geral. O que Paulo está prestes a colocar diante de Timóteo a respeito desse assunto é fortemente contestado e rejeitado pela maioria no mundo Cristão de hoje. A prática comum da Igreja atualmente é ter uma posição “uma função serve para todos” na casa de Deus para irmãos e irmãs. E assim, é aceito em quase todos os locais de culto Cristão que mulheres devem pregar e ensinar publicamente, como fazem os homens. Mas isso claramente é contrário às Escrituras (1 Co 14:34-35; 1 Tm 2:11-12).
Vs. 9-10 – Paulo estabelece o comportamento e o traje recomendáveis para as mulheres na casa de Deus. Ele diz, “Da mesma forma, também, que as mulheres em conduta e vestuário decentes adornem-se com modéstia e discrição” (JND). Há duas coisas aqui: “conduta” e “vestuário”. Conduta tem a ver com a maneira com que as mulheres se portam, e vestuário tem a ver com suas roupas. Paulo enfatiza tanto uma coisa quanto a outra porque é perfeitamente possível obedecer a letra da Escritura em coisas externas no que diz respeito às roupas, mas em espírito estar longe do comportamento adequado. Como Deus não quer hipocrisia em Sua casa, é preciso que as mulheres “se adornem com modéstia e discrição” em sua “conduta” e em seu “vestuário”. Ao acrescentar “discrição”, Paulo mostra que tudo deve ser feito com sabedoria e discernimento. Isso é necessário por que alguns tem se ocupado em ser modestos e acabam sendo extremistas quanto às roupas ao tentar fazê-lo – ao ponto de chamarem atenção para si mesmos – o que vai contra o propósito da exortação de Paulo.
Ele cita quatro acessórios de moda que não devem ser exagerados nas “mulheres que professam ser piedosas” (ARA). O primeiro é com respeito aos penteados elaborados (“cabelo trançado”). Hamilton Smith disse que as mulheres deviam “evitar usar seus cabelos, que Deus lhes deu como glória, como se fosse uma expressão de vaidade natural do coração humano”. Os outros três artigos de moda têm a ver com joias enfeitadas e roupas: “ouro”, “pérolas” e “vestuário dispendioso” (ARA). Fica claro a partir disso que as mulheres não devem chamar atenção para si mesmas com vestimentas chamativas. Tal exibição não expressaria o comportamento quieto e reservado que Deus quer que as mulheres tenham no testemunho de Sua casa.
Vs. 11-12 – Em seguida, o apóstolo fala da sujeição que deveria caracterizar o comportamento das mulheres. Ele diz, “Que a mulher aprenda em quietude, com toda a sujeição, e não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem, mas que esteja em quietude” (JND). Podemos ver a partir desses versículos que o comportamento apropriado das mulheres na casa de Deus é o de um espírito reservado e submisso. Elas não devem assumir um papel de liderança (ou de ensino). Muitos acreditam que Paulo estava se referindo às reuniões de assembleia aqui, mas o assunto da casa de Deus é mais abrangente do que a esfera da assembleia. Isso inclui a assembleia, mas não se limita a ela. (1 Co 14:34-35 é mais restrito no seu âmbito de aplicação, falando especificamente sobre a conduta das mulheres nas reuniões de assembleia). Nós já mencionamos que a casa de Deus não é o local de reuniões ou o salão onde os Cristãos se reúnem. Sua ordem não deve ser reconhecida somente quando os crentes estão reunidos para oração, adoração e ministério, mas em todos os momentos. Cristãos “são” a casa de Deus e estão, portanto, nela o tempo todo. (Hb 3:6; 1 Pe 2:5). Quer estejamos reunidos para oração e adoração, ou estejamos no trabalho, na escola, cumprindo os afazeres diários etc. Nós estamos sempre na casa de Deus e devemos nos comportar de acordo com isso em todos os momentos. Assim, uma mulher não deve assumir o papel de exercer autoridade sobre os homens de maneira nenhuma, quer seja em casa ou no local de trabalho, ou em qualquer outro lugar – incluindo, evidentemente, a assembleia. Isso não está em sintonia com o testemunho que Deus gostaria que fosse levado adiante a partir de Sua casa.
Saber que essa passagem da Escritura está se referindo a uma esfera mais ampla do que a das reuniões de assembleia nos ajuda a entender porque Paulo diz, “em quietude”, e não “em silêncio”, como foi erroneamente traduzido na KJV e nas versões em português. Caso fosse “em silêncio”, então isso significaria que as mulheres não devem falar nunca seja qual for a situação da vida – já que nós estamos na casa de Deus em todos os momentos! “Em quietude” significa que elas podem falar, mas não em uma posição de liderança ou de ensino na presença de homens. É significativo, no entanto, que a palavra “caladas (em silêncio) é traduzida corretamente em 1 Coríntios 14:34-35, em conexão com mulheres querendo falar nas reuniões de assembleia. A única mulher no Novo Testamento que assumiu um papel de ensino público foi Jezabel! (Ap 2:20) Qualquer mulher que assuma esse papel atualmente está se colocando na companhia da mulher mais ultrajante encontrada na Bíblia.
As mulheres podem ensinar na casa de Deus, mas somente àquelas de seu próprio gênero (Tt 2:4-5), e às crianças (2 Tm 3:15; 2 Jo 4). Isso mostra que as irmãs têm um ministério muito valioso e útil na casa de Deus. Nós não devemos pensar que pelo fato de o ministério de uma mulher ser exercido em privado, na esfera doméstica, seja algo menos importante do que o exercido pelos dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário