As Mulheres
Vs. 9-15 – Paulo então passa a delinear a conduta
e o traje recomendáveis para as mulheres na casa de Deus. A palavra “mulheres”
em toda a passagem é genérica; não se refere apenas a mulheres casadas, mas a
todas as mulheres em geral. O que Paulo está prestes a colocar diante de
Timóteo a respeito desse assunto é fortemente contestado e rejeitado pela
maioria no mundo Cristão de hoje. A prática comum da Igreja atualmente é ter
uma posição “uma função serve para todos” na casa de Deus para irmãos e irmãs. E
assim, é aceito em quase todos os locais de culto Cristão que mulheres devem
pregar e ensinar publicamente, como fazem os homens. Mas isso claramente é contrário
às Escrituras (1 Co 14:34-35; 1 Tm 2:11-12).
Vs.
9-10 – Paulo estabelece o comportamento e o traje recomendáveis para as
mulheres na casa de Deus. Ele diz, “Da mesma forma, também, que as mulheres em
conduta e vestuário decentes adornem-se com modéstia e discrição” (JND). Há
duas coisas aqui: “conduta” e “vestuário”.
Conduta tem a ver com a maneira com que as mulheres se portam, e vestuário
tem a ver com suas roupas. Paulo enfatiza tanto uma coisa quanto a outra porque
é perfeitamente possível obedecer a letra da Escritura em coisas externas no
que diz respeito às roupas, mas em espírito estar longe do comportamento
adequado. Como Deus não quer hipocrisia em Sua casa, é preciso que as mulheres “se
adornem com modéstia e discrição” em sua “conduta” e em seu “vestuário”.
Ao acrescentar “discrição”, Paulo mostra que tudo deve ser feito com
sabedoria e discernimento. Isso é necessário por que alguns tem se ocupado em
ser modestos e acabam sendo extremistas quanto às roupas ao tentar fazê-lo – ao
ponto de chamarem atenção para si mesmos – o que vai contra o propósito da
exortação de Paulo.
Ele
cita quatro acessórios de moda que não devem ser exagerados nas “mulheres
que professam ser piedosas” (ARA). O primeiro é com respeito aos penteados
elaborados (“cabelo trançado”). Hamilton Smith disse que as mulheres
deviam “evitar usar seus cabelos, que Deus lhes deu como glória, como se fosse
uma expressão de vaidade natural do coração humano”. Os outros três artigos de
moda têm a ver com joias enfeitadas e roupas: “ouro”, “pérolas” e
“vestuário dispendioso” (ARA). Fica claro a partir disso que as mulheres
não devem chamar atenção para si mesmas com vestimentas chamativas. Tal
exibição não expressaria o comportamento quieto e reservado que Deus quer que as
mulheres tenham no testemunho de Sua casa.
Vs.
11-12 – Em seguida, o apóstolo fala da sujeição que deveria caracterizar o
comportamento das mulheres. Ele diz, “Que a mulher aprenda em quietude, com
toda a sujeição, e não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre
o homem, mas que esteja em quietude” (JND). Podemos ver a partir desses versículos
que o comportamento apropriado das mulheres na casa de Deus é o de um espírito
reservado e submisso. Elas não devem assumir um papel de liderança (ou de
ensino). Muitos acreditam que Paulo estava se referindo às reuniões de
assembleia aqui, mas o assunto da casa de Deus é mais abrangente do que a
esfera da assembleia. Isso inclui a assembleia, mas não se limita a ela. (1 Co
14:34-35 é mais restrito no seu âmbito de aplicação, falando especificamente
sobre a conduta das mulheres nas reuniões de assembleia). Nós já mencionamos
que a casa de Deus não é o local de reuniões ou o salão onde os Cristãos se
reúnem. Sua ordem não deve ser reconhecida somente quando os crentes estão
reunidos para oração, adoração e ministério, mas em todos os momentos. Cristãos
“são” a casa de Deus e estão, portanto, nela o tempo todo. (Hb 3:6; 1 Pe
2:5). Quer estejamos reunidos para oração e adoração, ou estejamos no trabalho,
na escola, cumprindo os afazeres diários etc. Nós estamos sempre na casa de
Deus e devemos nos comportar de acordo com isso em todos os momentos. Assim,
uma mulher não deve assumir o papel de exercer autoridade sobre os homens de
maneira nenhuma, quer seja em casa ou no local de trabalho, ou em qualquer
outro lugar – incluindo, evidentemente, a assembleia. Isso não está em sintonia
com o testemunho que Deus gostaria que fosse levado adiante a partir de Sua
casa.
Saber
que essa passagem da Escritura está se referindo a uma esfera mais ampla do que
a das reuniões de assembleia nos ajuda a entender porque Paulo diz, “em
quietude”, e não “em silêncio”, como foi erroneamente traduzido na KJV e
nas versões em português. Caso fosse “em silêncio”, então isso significaria que
as mulheres não devem falar nunca seja qual for a situação da vida – já que nós
estamos na casa de Deus em todos os momentos! “Em quietude” significa
que elas podem falar, mas não em uma posição de liderança ou de ensino na
presença de homens. É significativo, no entanto, que a palavra “caladas (em silêncio)” é traduzida
corretamente em 1 Coríntios 14:34-35, em conexão com mulheres querendo falar
nas reuniões de assembleia. A única mulher no Novo Testamento que assumiu um
papel de ensino público foi Jezabel! (Ap 2:20) Qualquer mulher que assuma esse
papel atualmente está se colocando na companhia da mulher mais ultrajante
encontrada na Bíblia.
As
mulheres podem ensinar na casa de Deus, mas somente àquelas de seu próprio
gênero (Tt 2:4-5), e às crianças (2 Tm 3:15; 2 Jo 4). Isso mostra que as irmãs
têm um ministério muito valioso e útil na casa de Deus. Nós não devemos pensar
que pelo fato de o ministério de uma mulher ser exercido em privado, na esfera
doméstica, seja algo menos importante do que o exercido pelos dos homens.
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