sábado, 15 de dezembro de 2018

O Propósito Dessas Instruções


O Propósito Dessas Instruções

Vs. 14-16 – Paulo então faz uma pausa para lembrar a Timóteo do motivo que o levou a escrever essas orientações e enviá-las a ele. Ele pretendia ir e entregá-las a Timóteo pessoalmente, mas temia demorar até poder fazer isso. Pela providência de Deus, essa epístola inspirada foi preservada ao longo do tempo a fim de que a Igreja tivesse esse padrão para a casa de Deus – e nós somos muito gratos por isso.
Se Timóteo devia conduzir os santos em uma linha de conduta apropriada para a casa, ele precisaria desse padrão a partir do qual pudesse trabalhar. Assim, Paulo diz: “Para que saibas como convém andar na casa de Deus.” Ao dizer: “na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza [base – JND] da verdade”. Paulo demonstra que a Igreja dá testemunho da verdade e serve de apoio para a verdade.
  • Um “pilar” nos fala de testemunho. (Um pilar, no sentido em que é usado aqui, não é algo que sustenta um edifício, mas é um monumento para dar testemunho de certas coisas ou fatos – Gn 31:44-48; Êx 24:4; Dt 12:3, etc.). A Igreja nesse sentido deve dar testemunho da verdade ao preservar a sã doutrina no ministério.
  • Um “fundamento” é um apoio. A Igreja, nesse sentido, deve apoiar a verdade por meio de uma conduta piedosa. A vida Cristã piedosa confere autoridade e apoio à mensagem de graça que nós anunciamos nesse mundo.


Isso mostra que a verdade não deve apenas ser declarada doutrinariamente no ministério público, mas deve também ser exemplificada em todos os caminhos e no andar daqueles que compõem a casa. Assim, a Igreja é o vaso de testemunho de Deus nesse mundo; cabe a ela proclamar e manifestar a verdade diante do mundo. Se renunciarmos partes da verdade, nós falhamos em nosso testemunho, e se nosso andar se tornar defeituoso, falhamos em ser um apoio. Triste dizer, isso é exatamente o que aconteceu na história da Igreja.
Lembremo-nos então de que a Igreja vista como casa de Deus é aquela que promove e serve de apoio para a verdade. Não é um corpo legislativo que ensina a verdade, como afirma a Igreja de Roma; a verdade é ensinada a ela pelos profetas e mestres, e sua responsabilidade é preservá-la e colocá-la em prática.
V. 16 – É significativo que ao dizer a Timóteo como alguém deveria se comportar na casa de Deus, Paulo não fornece um conjunto detalhado de regras a serem seguidas, mas coloca Cristo diante dele. Ele diz: “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus Se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na [em – JND] glória” (ARF). Assim, se quisermos saber como nos comportar na casa de Deus, temos que olhar para Cristo. Ele perfeitamente exemplificou todo o correto comportamento em sua Sua vida.
Nota: Paulo não está falando do Mistério de Deus aqui (Ap 10:7), também não está falando do mistério da Pessoa de Cristo (Mt 11:27), nem do mistério de Cristo e da Igreja (Ef 5:32), mas do “mistério da piedade”. Esse é o segredo pelo qual toda verdadeira piedade é produzida. Na Bíblia, um “mistério” não é algo obscuro e difícil de entender, mas um segredo divino que até aquele momento havia ficado escondido, mas que agora está revelado. Uma vez que Cristo veio ao mundo, esse segredo da piedade foi manifestado a nós.
Assim, o segredo para a verdadeira piedade e para todo correto comportamento está no conhecimento de Deus manifestado na Pessoa de Cristo. Cristo é colocado diante de nós nesse verso, não apenas como um Modelo, mas também como um Objeto de meditação. Sua vida não é apenas o exemplo, mas é também – quando meditamos nela – o poder para a vida Cristã. O poder para uma caminhada piedosa não virá simplesmente ao sabermos como o Senhor Jesus Se comportou em várias situações em vida, mas sim ao meditarmos n’Ele. Fazendo assim, nós imitaremos Seus caminhos.
Paulo diz que esse mistério é “grande” – não em sua obscuridade – mas em sua importância. O verso 16 é um resumo compacto da forma como Deus Se revelou em Cristo. Seis pontos são mencionados:
  • “Deus foi manifestado em carne” – Isso atesta a divindade e encarnação de Cristo. Ao apontar para Cristo, poderíamos pensar que Paulo queria dizer, “Olhem para Cristo como vosso exemplo”, ou algo parecido, mas em vez disso, ele fala de Cristo como Deus sendo “manifestado em carne”. Isso está de acordo com o tema da casa de Deus, que é aquilo que manifesta Deus nesse mundo por meio de conduta correta. Isso foi demonstrado de maneira perfeita pelo Senhor Jesus Cristo quando Ele veio em carne.
  • “Justificado no Espírito” – Cada ação em Sua vida foi algo que o Espírito Santo totalmente aprovou e Se identificou, porque o Senhor era perfeito em todos os Seus caminhos.
  • “Visto por anjos” – Ele foi o objeto e o interesse dos anjos que observaram cada um de Seus passos desde a manjedoura até a Sua ressurreição e ascensão.
  • “Pregado aos gentios” – Ele Se tornou o tema do testemunho evangélico entre as nações.
  • “Crido no mundo” – Muitos creram n’Ele no mundo. Isso não quer dizer que Ele foi crido pelo mundo, mas no mundo, porque nem todos creram no evangelho (2 Ts 3:2). A proclamação foi por todo o mundo, mas a recepção foi apenas parcial.
  • “Recebido na [emJND] glória” – Isso se refere a Sua entrada gloriosa no céu. 

Assim, o Espírito de Deus, anjos e homens, todos viram o Senhor Jesus manifestar Deus nesse mundo. Não é de se admirar que Ele tenha sido recebido acima em glória. Ele é nosso Modelo e Objeto de meditação na manifestação do caráter de Deus nesse mundo.
É triste dizer, mas esse grande segredo da piedade ainda é algo não revelado aos incrédulos; eles não conseguem entender a fonte e o poder da piedade Cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário