quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

A Ruína na Casa Atualmente


A Ruína na Casa Atualmente

Deus confiou o cuidado de Sua casa aos homens durante o período em que o Senhor estivesse ausente (Mt 24:45) e, triste dizer, eles desprezaram Sua ordem e introduziram uma ordem que eles mesmos inventaram. Consequentemente, todo o tipo de coisas que não deveria estar na casa acabou sendo introduzido nela – e o resultado disso foi muita desordem. Atualmente, há tanta ruína e confusão na casa de Deus que resta muito pouca coisa que se assemelhe ao padrão encontrado em Sua Palavra. Paulo compara a condição atual da casa a uma “grande casa” que está cheia de confusão (2 Tm 2:20). Toda casa do homem possui uma ordem particular, e a casa de Deus não é diferente. Não teria cabimento alguém entrar na casa de outra pessoa e mudar ou perturbar a ordem ali. No entanto, foi exatamente isso que Cristãos (e crentes professos) fizeram na casa de Deus. Deus não é indiferente a isso; atualmente Ele está julgando aqueles em Sua casa de uma maneira governamental (1 Pe 4:17; 1 Co 11:30-32).
Na primeira epístola a Timóteo, há uma insistência cuidadosa quanto à ordem devida na casa de Deus. Nós aprendemos com isso qual é o desejo de Deus no que diz respeito à sua ordem. Na segunda epístola de Paulo a Timóteo, nós vemos a provisão graciosa de Deus quando a casa caiu em desordem. Nós aprendemos com isso que há um caminho para o fiel em meio à ruína e ao fracasso.
No momento em que a primeira epístola foi escrita, a ruína no testemunho Cristão já havia começado. “Alguns” já haviam dado as costas para a verdade (cap. 1:6, 20). Paulo alertou que a ruína só iria aumentar (cap. 4:1). A diferença entre as duas epístolas é que, na primeira epístola, a massa de Cristãos é vista desejando corresponder às suas responsabilidades em manter a ordem na casa de Deus, ainda que alguns indivíduos fossem falhos. Na segunda epístola, é o oposto; a massa de Cristãos é vista como tendo dado as costas (2 Tm 1:15) e apenas alguns indivíduos permanecendo fiéis (2 Tm 1:16-18, 4:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário