quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Dois Aspectos da Casa de Deus


Dois Aspectos da Casa de Deus

Assim como Deus habitou em Sua casa do passado, Ele habita atualmente em (dentro dos) e entre crentes (Ef 2:22; Jo 14:17). Como mencionado, há dois aspectos disso na Escritura:
Em primeiro lugar, crentes são vistos como “pedras vivas” na “casa espiritual” de Deus (1 Pe 2:5; 1 Co 3:9b). A casa nesse aspecto é vista como estando sob construção e não estará completa até que o último crente seja salvo e colocado na estrutura (Ef 2:20-21), após isso o Senhor virá e levará a Igreja para casa em glória no Arrebatamento. Cristo é o Mestre Construtor (Mt 16:18) e Administrador (Ef 3:9) da construção. Ele também é Filho sobre a casa (Hb 3:6).
Em segundo lugar, a casa de Deus é vista como “a habitação de Deus” na Terra (Ef 2:22; 1 Tm 3:15; 1 Co 3:9b). Nesse aspecto Ele está habitando na casa atualmente e os homens são vistos como participantes na edificação da casa. Alguns homens estão edificando com bom material e alguns com material ruim (1 Co 3:9-17). Consequentemente, uma grande desordem entrou na casa, e ela agora se tornou como uma “grande casa” cheia de confusão e ruína. A casa nesse aspecto tem uma mistura de crentes genuínos e crentes meramente professos (1 Co 3:17; 2 Tm 2:20; 1 Pe 4:17). Visto que o Espírito Santo habita na casa, falsos Cristãos meramente professos que também estão nela são “participantes do Espírito Santo” de um modo exterior (superficial), sem na verdade serem habitados pelo Espírito (Hb 6:4). Compare, em figura, Êxodo 30:25-29 com Êxodo 30:30.
Algumas das diferenças entre os dois aspectos são:
  • O primeiro aspecto vê a casa como sendo formada apenas de crentes genuínos.
  • O segundo aspecto vê tanto crentes genuínos quanto crentes meramente professos misturados entre si. Consequentemente, nenhuma assembleia local jamais é chamada de casa de Deus na Escritura; a casa de Deus é uma esfera maior do que a assembleia local, e nesse segundo aspecto ela abrange toda a profissão Cristã sobre a Terra.
  • No primeiro aspecto, a casa de Deus é vista pelo lado da soberania de Deus (Ef 2:20-21); no segundo aspecto, ela é vista pelo lado da responsabilidade do homem (1 Pe 4:17).
  • No primeiro aspecto, Cristo é o Edificador (Mt 16:18); no segundo aspecto os homens são vistos como participantes no processo de edificação (1 Co 3:11-15).
  • No primeiro aspecto, as pessoas se tornam parte da casa ao crerem no evangelho; no segundo aspecto, as pessoas entram na casa ao fazerem uma profissão de fé em Cristo (2 Tm 2:19) ou ao serem batizadas (que é o modo formal de se entrar nela).
  • No primeiro aspecto, os crentes “são” a casa (Hb 3:6; 1 Pe 2:5); no segundo aspecto, os crentes (e crentes meramente professos) estão “na” casa (1 Tm 3:15; 2 Tm 2:20).
  • No primeiro aspecto da casa, o Espírito de Deus habita “nos” crentes (Jo 14:17; At 2:4); no segundo aspecto, o Espírito de Deus habita tanto “dentro” quanto “com” [ou entre] os crentes (Jo 14:17; At 2:2; 1 Co 3:16-17).
  • O primeiro aspecto às vezes é chamado de “a casa da realidade”; enquanto que o segundo aspecto de “a casa da profissão”. 

A casa de Deus no Velho Testamento tinha dois edifícios anexados um ao outro – a casa do SENHOR (1 Rs 5-6) e a própria casa do rei Salomão (1 Rs 7). Esses dois edifícios são um tipo dos dois aspectos da casa de Deus atualmente. A casa do SENHOR (o templo) estava aberta a todos que fossem a Deus para adorá-Lo – e tinha até mesmo um átrio para os gentios. No entanto, nem todos aqueles que entravam na área do templo tinham necessariamente fé verdadeira. Isto é uma figura do segundo aspecto da casa de Deus atualmente onde há uma mistura de crentes genuínos e meramente professos. A casa de Salomão era uma série de edifícios interconectados onde a entrada era permitida somente a ele e a sua família. Gentios que visitavam a região, e outros em Israel, não podiam entrar lá. Isto é um tipo do primeiro aspecto da casa que é composta apenas de crentes genuínos – aqueles que fazem parte da família de Deus. (Veja “The Synopsis of the Books of the Bible” de J. N. Darby, em 1 Reis 5-7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário