sábado, 15 de dezembro de 2018

Preparado para Sofrer Reprovação pela Verdade


Preparado para Sofrer Reprovação pela Verdade

Vs. 10-11 – Viver uma vida piedosa nesse mundo irá trazer perseguição (2 Tm 3:12); e aqueles que servem ao Senhor no ministério de Sua Palavra sofrerão isso em dobro. Assim, Paulo passa a falar do cuidado providencial de Deus. Essa é outra coisa que o obreiro precisa conhecer e depender dela – o cuidado preservador do Deus Salvador. Isso lhe permitirá seguir em frente no serviço com coragem e confiança no Senhor diante dos perigos da perseguição. Ele diz: “pois para isso é que trabalhamos e lutamos [sofremos reprovação – JND], porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador [Preservador – JND] de todos os homens, especialmente dos que crêem” (TB). Essa afirmação tem uma aplicação especial para Timóteo. Ele era tímido por natureza (1 Co 16:10-11) e precisava ser lembrado de que Deus o preservaria diante da oposição em seu serviço ao Senhor.
O aspecto de salvação ao qual Paulo se refere aqui é o de libertação prática da perseguição no caminho da fé. Ele garante a Timóteo que o Deus Salvador, que trabalha nos bastidores de modo providencial preservando todos os Seus filhos nas várias situações da vida (Hb 1:14), iria preservá-lo. Ele também está preservando as vidas de “todos os homens” porque Ele é o controlador de todas as coisas na criação (Dn 5:23). Assim sendo, poderíamos nos perguntar porque tantos do povo de Deus sofreram graves incidentes ou foram perseguidos até a morte. Um olhar mais atento nesse verso mostra que não é uma promessa de que Deus preservará todos os homens em todas as circunstâncias. Simplesmente está dizendo que quando os homens são preservados, é graças aqu’Ele que é o “Preservador” de toda carne. Em circunstâncias normais, Ele efetua esse cuidado providencial com todas as Suas criaturas. No entanto, em algumas ocasiões, pode ser que Sua sabedoria perfeita venha a permitir que uma grande calamidade aconteça a alguns dos Seus, ou que eles possam morrer sob perseguição. Nesse caso, sabemos que Ele proveu algo melhor para eles (Hb 11:35b-40).
Aprender a “confiar” no Deus Salvador nessas situações adversas vem apenas da experiência – por ter passado por circunstâncias onde perigos e possíveis danos sejam abundantes. Experimentar o cuidado providencial de Deus fortalece a fé de alguém. Paulo menciona essa provisão encorajadora para o obreiro em contraste com as “fábulas de velhas”, que eram coisas em que os pagãos supersticiosamente confiavam para protegê-los. Paulo mostra que aqueles que trabalham para o Senhor em Seu serviço têm algo muito melhor e verdadeiro para confiar do que aquelas coisas falsas – temos “o Deus vivo” como nosso grande Protetor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário