sábado, 15 de dezembro de 2018

Caráter Pessoal e Testemunho


Caráter Pessoal e Testemunho

V. 12 – Paulo continua falando sobre o caráter do obreiro – sua vida exterior perante os homens. Se Timóteo devia guiar os santos em uma linha de conduta condizente com a casa de Deus, sua vida precisava ser consistente com seu ministério. Paulo disse “Ninguém despreze a tua mocidade”. Timóteo era responsável por não permitir que alguém rejeitasse legitimamente seu ministério em razão de ser caracterizado pela insensatez que geralmente retrata a juventude. Ele devia se comportar com sabedoria em todos os aspectos. J. N. Darby disse “Ele devia obter pela sua conduta o peso que seus anos não lhe deram”.
A vida de Timóteo devia ser “um exemplo [modelo – JND] dos fiéis”. Se ele devia ensinar a verdade, ele também devia viver a verdade que ele ensinava. Se o servo não anda corretamente as pessoas o verão como um hipócrita, e não receberão seu ministério – principalmente se ele for jovem. Assim, a vida de Timóteo devia ser uma demonstração viva daquilo que ele ensinava. Qualquer coisa questionável, que desse a conveniente oportunidade a alguém de desprezar seu ministério, devia ser removida de sua vida. Paulo aborda cinco áreas onde Timóteo devia ser cuidadoso.
  • Na “palavra” – seu discurso.
  • Na “conduta” – seu comportamento.
  • No “amor” – seu afeto pelos outros.
  • Na “fé” – sua confiança no Senhor.
  • Na “pureza” – sua vida pessoal.

A consequência de ser consistente em todas essas áreas de sua vida daria peso moral ao ministério de Timóteo. Semelhantemente, se as verdades que ensinamos não afetam nossas próprias vidas, não podemos esperar que nosso ensino afete as vidas de outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário