Três Razões Porque as Irmãs Têm um Lugar de Sujeição
na Casa de Deus
Vs.
13-14 – Paulo dá dois motivos principais pelos quais as irmãs têm um
lugar de submissão no Cristianismo. (Ele acrescenta um terceiro motivo em
Efésios 5:22-24). São eles:
1)
Ordem na Criação – “Porque primeiro foi formado Adão, depois
Eva” (v. 13). Deus poderia ter feito o homem e a mulher ao mesmo tempo,
como Ele fez com todas as outras criaturas, mas Ele escolheu fazer Adão
primeiro. Ele fez isso para indicar que era Sua intenção desde o início que o
homem devia ter o lugar de liderança na criação. Os homens não tomaram ou se
apoderaram desse lugar (como pensam alguns); isso foi dado a eles
por Deus, como indicado em Sua ordem na criacão. O fato de Deus ter feito o
homem o gênero mais forte (fisicamente e emocionalmente) confirma que foi Sua
intenção desde o início que o homem devia ser o líder (1 Pe 3:7).
2)
Governamental – “Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo
enganada, caiu em transgressão” (v. 14). Quando Eva agiu de forma
independente e assumiu a liderança na família de Adão, veio a queda. Seu lugar
daquele momento em diante seria o de sujeição ao seu marido. Esse foi o
julgamento governamental de Deus sobre ela. Isso pode parecer um pouco severo;
não obstante, o Senhor disse à mulher, “O teu desejo será para o teu marido,
e ele te dominará” (Gn 3:16).
“Adão não
foi enganado”. Quando Adão
transgrediu e tomou o fruto proibido, ele fez isso com seus olhos abertos,
sabendo o que estava fazendo. Não foi assim com Eva; ela foi absolutamente enganada
nesse caso. Sendo fraco por conta de sua afeição, Adão se identificou com o
pecado de sua esposa, e, por conseguinte, com as consequências do pecado dela. Como
figura, isso fala de Cristo, que entendeu plenamente as consequências de Se identificar
com nosso pecado, mas Ele fez isso por causa de Sua afeição por nós (Rm 5:14;
Ef 5:25). Aquilo que o primeiro Adão fez por meio de fraqueza e pecado, o
Último Adão fez em amor e graça. Cristo amou Sua futura noiva enganada e
culpada e voluntariamente Se identificou com o pecado dela, e, assim, levou o
pecado dela sobre Si (sem ter Ele mesmo qualquer pecado) a fim de redimi-la. (The Synopsis of the Books of the Bible).
Eva sofreu por
sua transgressão de maneira governamental, mas a mulher Cristã pode, ao dar “à
luz filhos” (v. 15), encontrar a misericórdia de Deus abundar sobre o
julgamento governamental que foi lançado sobre as mulheres. A condição para
isso é que ela permaneça “em fé e amor e santidade com discrição” (JND).
Não devemos pensar que os procedimentos governamentais de Deus na queda foram
apenas em relação a mulher, o homem também está sob o julgamento governamental
de Deus. Ele também deve se submeter ao julgamento de Deus na posição em que
foi colocado. Desde a queda de Adão, o homem tem sido responsável por trabalhar
para fornecer comida e abrigo para a sua família (Gn 3:17-19). O homem que não
fizer isso é pior do que um infiel (1 Tm 5:8).
3)
Testemunhal – Em Efésios 5:22-24, Paulo diz, “Vós, mulheres,
sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da
mulher, como também Cristo é a Cabeça da Igreja, sendo Ele próprio o Salvador do
corpo. De sorte que, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as
mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos”. Desta forma, as irmãs que estão em um relacionamento matrimonial
podem, pela sujeição aos seus maridos, exibir ao mundo uma pequena imagem da
submissão da Igreja a Cristo. Isso deveria ser considerado um privilégio.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nós
percebemos que essas coisas ensinadas por Paulo são ofensivas para a mulher
moderna, mas ele não se desculpa pela verdade da ordem de Deus na casa de Deus
– e nem nós deveríamos fazer isso. A Igreja aceitou essa ordem durante séculos;
não foi até pouco tempo, quando o movimento feminista moderno influenciou as
mentes das mulheres Cristãs, que isso passou a ser contestado. Isso é
claramente um sinal de que nós estamos nos últimos dias. Os Cristãos de hoje
têm tentado explicar essas coisas de várias formas, ainda que não haja a menor sombra
de dúvida na passagem.
Como a Escritura claramente não apoia mulheres atuando
no lugar dos homens na casa de Deus, os proponentes de tais ideias tiveram que
elaborar algumas manobras extravagantes e raciocínios errôneos para escapar das
afirmações claras da Escritura. Alguns concordarão que as funções específicas
dos homens e das mulheres estabelecidas por Paulo devem ser observadas, mas
apenas em nossos relacionamentos naturais em casa. Eles pensam que quando se
trata da assembleia, essas distinções entre macho e fêmea não são aplicáveis.
Um versículo que é usado para apoiar essa ideia
equivocada é: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há
macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3:28). Esse equívoco
decorre da falha em distinguir entre posição e prática. A solução para essa ideia equivocada está em entender o
que o termo “em Cristo Jesus” significa. Como mencionado em nossos
comentários sobre o capítulo 1:1, “Cristo Jesus” é um termo que se
refere ao Senhor Jesus como Ele está agora do outro lado da morte, acima em
glória. É significativo que esse termo não
é usado nos quatro evangelhos quando o Senhor estava na Terra. É dito do crente
que ele está “em Cristo Jesus”. Isso significa que ele está na mesma posição
de aceitação perante Deus na qual Cristo está como um Homem na glória. Demonstra
a posição Cristã plena na nova criação, na qual todas as nossas exclusivas bênçãos
encontram-se, e é uma consequência da habitação do Espírito Santo. Paulo usa
esse termo várias vezes em suas epístolas. O ponto em Gálatas 3:28 é que todos
os crentes, independentemente de sua nacionalidade, contexto social, ou sexo,
são todos igualmente abençoados nesse lugar de aceitação diante de Deus no céu.
É um termo posicional. No entanto, 1 Timóteo 2:11-12 e 1 Coríntios
14:34-35 se referem a uma ordem prática dessas coisas entre os Cristãos na Terra.
Portanto, essas passagens estão se referindo a duas coisas diferentes; uma é
diante de Deus no céu e a outra é diante dos homens na Terra.
Em
resumo, Paulo estabelece a ordem moral de Deus em Sua casa, tanto para os
homens quanto para as mulheres. Os homens têm a responsabilidade pelo
testemunho verbal público na casa, e as mulheres devem dar sustentação a esse
testemunho por meio de seu comportamento e atitude quietos. Essas são funções diferentes,
mas que se complementam e Deus não quer que elas sejam homogeneizadas. As
mulheres na Escritura que se recusaram a aceitar seu lugar dado por Deus
conforme estabelecido na criação e assumiram a liderança em algumas coisas,
introduziram confusão e ruína no meio do povo de Deus (Gn. 3:6; 1 Rs 21:25; 2
Rs 11:3; Mt 13:33; Ap 2:20; 1 Co 14:33-34). Que isso sirva de alerta para nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário