sábado, 15 de dezembro de 2018

Sãos na Doutrina


Sãos na Doutrina

V. 6 – Timóteo tinha que informar os irmãos sobre a grande apostasia que estava prestes a chegar “propondo estas coisas” a eles. Ele devia deixá-los a par disso, mas não os ocupar com isso. Seu trabalho era apresentar a verdade, não o erro, aos seus irmãos; a verdade é a única coisa que poderia fortalecê-los contra a onda do mal entrando. Fazendo isso, Timóteo seria um “bom ministro de Cristo Jesus” (AIBB). Novamente, ministério é o cumprimento de um serviço para o Senhor; não é, necessariamente, pregação e ensino públicos, pois essa é apenas uma parte do serviço para o Senhor. Conhecer a verdade e guardá-la em comunhão com o Senhor são as maiores defesas que nós podemos ter contra as más doutrinas que estão em ascensão na profissão Cristã. Ter um entendimento e uma apreciação da verdade nos ajuda a identificar o erro; se alguém nos apresentar algo que não está de acordo com a verdade, nós saberemos imediatamente que é falso e iremos rechaçá-lo.
Timóteo, portanto, tinha que conduzir os santos a Cristo e à verdade que ele havia recebido de Paulo. Era para ser “nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido” (AIBB). “Nutrido” significa que a alma foi alimentada espiritualmente pela verdade. Isso mostra que comunicar a verdade aos irmãos não deve ser apenas um exercício intelectual; deve ser o compartilhamento de coisas que nós recebemos e apreciamos em nossa própria alma. Nota: Paulo não diz “Nutrido por meio das palavras das Escrituras do Velho Testamento”, porque a dispensação atual da verdade Cristã não se encontra nas Escrituras do Velho Testamento. A verdade Cristã é uma revelação especial que estava “oculta em Deus” e não foi revelada até que a redenção foi consumada e o Espírito de Deus foi dado. Foi primeiramente revelada aos “santos apóstolos e profetas” do Senhor Jesus Cristo “pelo Espírito” (Ef 3:5, 9; Cl 1:25-26).
Paulo acrescenta, “tens seguido, de perto [estado profundamente familiarizado com ... – conforme nota de rodapé da Tradução de J. N. Darby] (ARA). Paulo queria que Timóteo estivesse bem versado em sua apresentação da verdade. Isso exigiria acompanhar de perto os seus assuntos por meio de um estudo diligente. Timóteo poderia facilmente se constranger ao expor erradamente algum ponto da verdade devido a ignorância, e assim trazer descrédito ao testemunho Cristão. Portanto, era importante que ele conhecesse bem esses assuntos. Na segunda epístola de Paulo a Timóteo, ele o elogia por ter feito isso; Timóteo se tornou “profundamente familiarizado” com sua doutrina (2 Tm 3:10).
Acompanhar de perto o conhecimento dos assuntos divinos leva tempo e energia; nós não aprendemos a verdade da noite para o dia. A doutrina de Paulo nos é dada em nossas Bíblias, e podemos consultá-la facilmente nas epístolas escritas por ele. Esse é um benefício que a igreja primitiva não teve – pelo menos, até que elas fossem escritas. No entanto, mesmo com essa enorme vantagem, aprender a verdade da doutrina de Paulo ainda requer estudo bíblico diligente. O Cristão que negligencia o estudo de sua Bíblia – principalmente das epístolas de Paulo – dificilmente se tornará alicerçado nas doutrinas da fé Cristã.
V. 7a – Nota: Paulo não diz a Timóteo para acompanhar as más doutrinas que estavam surgindo, mas seguir a verdade. Ele não deveria combater as “doutrinas de demônios” se aprofundando nelas, nem deveria ocupar seu tempo expondo as “fábulas profanas e de velhas” que estavam entrando. Essas superstições e costumes pagãos foram levados para dentro do Cristianismo por gentios convertidos, mas eram absurdos inúteis. “Profanas” significa algo que é secular, em vez daquilo que é sagrado. Essas coisas, aparentemente, têm origem na emoção e na imaginação humanas, que são características frequentemente associadas às mulheres. Por isso, ele as chama de “fábulas de velhas”. Aqui nós temos novamente mais uma evidência do fato de que o ensino feminino (direta ou indiretamente) não deve estar presente na casa de Deus. Timóteo deveria usar sua energia para apresentar a verdade tal como ele a havia recebido de Paulo.
Assim, nesses dois primeiros tópicos do capítulo 4, Paulo nos ensina que para ser útil ao Mestre em Seu serviço, o obreiro não deve apenas conhecer os tempos em que ele vive (v. 1), mas deve conhecer a verdade quanto a sua aplicação especial para esses tempos (v. 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário